Direito do consumidor – prática comercial abusiva – Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Direito do consumidor – prática comercial abusiva –

Últimos Posts

Direito do consumidor – prática comercial abusiva –

Decisão do STJ sobre prática comercial abusiva


Direito do consumidos. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; decisão do STJ sobre prática comercial abusiva, ferindo direito do consumidor.

Sobre a decisão

Interessante decisão tomada pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça no REsp 1.595.731-RO, Rel. Min. Luis Felipe Salomão, considerando conduta abusiva o cancelamento de trecho de transporte aéreo, vinculado à contrato de compra de passagens de trechos de ida e volta.

Caso julgado

O caso julgado diz respeito à contrato de transporte aéreo de pessoas. Trechos de ida e volta adquiridos conjuntamente. Não comparecimento do passageiro para o trecho de ida (no show). Cancelamento de viagem de volta.

Entendimento do julgado

O entendendo foi o de que é abusiva a prática comercial consistente no cancelamento unilateral e automático de um dos trechos da passagem aérea, sob a justificativa de não ter o passageiro se apresentado para embarque no voo antecedente. Nesse sentido, revela-se abusiva a prática comercial analisada por afrontar direitos básicos do consumidor, tais como a vedação ao enriquecimento ilícito, a falta de razoabilidade nas sanções impostas e, ainda, a deficiência na informação sobre os produtos e serviços prestados. Desse modo, a conduta da companhia de cancelar o bilhete de volta, por não ter sido utilizado pela parte o bilhete de ida, configura ato ilícito. Essa conduta gera para o consumidor o direito de ser ressarcido por eventuais danos morais que suportar, dependendo das circunstâncias de cada caso.

Divulgação da decisão

A decisão foi divulgada, no informativo de jurisprudência do STJ, - organizado por ramos do Direito, 1ª Edição, página 41, Informativo n. 618.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. 

O objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e objetiva, o tema aqui colocado. 

Para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.