Pedido de indenização - pela litigância de má-fé no processo civil Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Pedido de indenização - pela litigância de má-fé no processo civil

Últimos Posts

Pedido de indenização - pela litigância de má-fé no processo civil

Indenzação por Litigância de Má-Fé
Indenização Por Litigância de Má-Fe




Pedido de indenização, pela litigância de má-fé, processo civil. Esse é o tema dessa postagem. 

Mais Especificamente; é possível o pedido de indenização, pela ocorrência de dano, ocasionado por pessoa que mentiu em uma ação cível, alterando a verdade do fato ocorrido?

Explicação Inicial

Primeiramente, é importante explicar que A litigância de má-fé ocorre quando quem é parte no processo, de forma intencional, pratica ato processual, contrário ao desenvolvimento adequado da ação, com a finalidade de alcançar julgamento final, favorável ao seu pedido, perante o poder judiciário. 

O Código de Processo Civil, no artigo 80, indica quais são os atos que, se praticados, a parte é considerada litigante de má-fé. 

Assim, para a lei, é considerado litigante de má-fé aquele que alterar a verdade dos fatos. Essa é a ordem do artigo 80, inciso II, do Código de Processo Civil.

O Pedido de Indenização

Sim, é possível o pedido de indenização, pela ocorrência de dano, ocasionado por pessoa que mentiu em uma ação cível, alterando a verdade do fato ocorrido. 

Nesse sentido, o artigo 79, do Código de processo Civil, dá a ordem de que, responde por perdas e danos aquele que litigar de má-fé como autor, réu ou interveniente. 

Com efeito, o pedido deve ser feito por quem sofreu o dano, para que a parte que litigou de má-fé seja condenado ao pagamento, pela reparação prevista em lei. 

Final

Por fim, o objetivo dessa publicação é, exclusivamente, informar de forma clara e direta, o tema aqui colocado. 

Para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube Clique aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.