Como deve ser feita a intimação da pessoa - que deve pensão alimentícia - fixada em sentença judicial? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Como deve ser feita a intimação da pessoa - que deve pensão alimentícia - fixada em sentença judicial?

Últimos Posts

Como deve ser feita a intimação da pessoa - que deve pensão alimentícia - fixada em sentença judicial?

intimação da pessoa que deve pensão alimentícia


Intimação da pessoa que deve pensão alimentícia. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; como deve ser feita a intimação da pessoa que deve pensão alimentícia, fixada em sentença judicial?

Prefere ouvir o conteúdo?



Resposta

A pessoa devedora de pensão alimentícia, fixada por decisão judicial, deve ser intimada, pessoalmente. A intimação é para a pessoa, em 3 (três) dias, pagar o débito ou provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetuá-lo. Essa é a ordem do artigo 528, do Código de Processo Civil. Nesse sentido, o juiz deve determinar a intimação do devedor a partir do pedido de quem deixou de receber a pensão.

Informação Interessante

Com efeito, caso o devedor, no prazo referido de 03 (três), não efetue o pagamento, não prove que o efetuou ou não apresente justificativa da impossibilidade de efetuá-lo, o juiz mandará protestar o pronunciamento judicial. Assim é a ordem do parágrafo 1º, do artigo 528, do Código de Processo Civil.

Observação

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. Além disso, nesse site o leitor ou a leitora encontra textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. 

Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui
Clique aqui para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Se quiser, compartilhe essa postagem clicando nos botões das redes sociais abaixo.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.