Locador acabar com a locação de imóvel urbano - destinado ao comércio - Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Locador acabar com a locação de imóvel urbano - destinado ao comércio -

Últimos Posts

Locador acabar com a locação de imóvel urbano - destinado ao comércio -

Loja de roupas - Foto: Estoque PowerPoint


Da Locação não residencial

Primeiramente, é importante informar que, a locação é considerada não residencial quando destinada ao comércio. Além disso, também, a locação é considerada não residencial quando o locatário for pessoa jurídica o destino do imóvel é para o uso de seus titulares, diretores, sócios, gerentes, executivos ou empregados. Essa, é a ordem do artigo 55, da Lei 8.245/91, conhecida como lei do inquilinato.

Na locação de imóvel urbano, para finalidade comercial, quando o locador pode acabar com a locação, sem motivo indicado pela lei?

Quanto ao término da locação, a lei permite, ao locatário, a devolução do imóvel alugado, para finalidade não residencial, antes do prazo contratual, mediante o pagamento de multa convencionada, que não excederá, porém, a soma dos valores dos aluguéis a receber até o termo final da locação. Essa, é a previsão do parágrafo 2º, do artigo 54-A, da lei do inquilinato.

Por outro lado, o locador pode acabar com a locação, a qualquer momento, sem motivo indicado pela lei, apenas, quando a locação estiver prorrogada por prazo indeterminado, pedindo a devolução do imóvel ao locatário, dando o prazo de trinta dias, para essa finalidade. Essa, é a determinação do artigo 57, da lei do inquilinato.

No entanto, quanto ao prazo de desocupação do imóvel alugado, interessante a ideia de que, é possível a negociação, entre locador e locatário, visando a estipulação de tempo maior, para a mudança do comércio.

Final

Assim, a lei responde à pergunta feita nessa postagem. Assim, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. 

Nesse blog estão outros textos, sobre locações de imóveis urbanos, com a finalidade exclusiva de informar, explicando de forma clara e objetiva. Clique aqui, para ler mais sobre esse tema.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.