Quando o fiador fica livre de cumprir a obrigação assumida pelo devedor, caso este não a cumpra? Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Quando o fiador fica livre de cumprir a obrigação assumida pelo devedor, caso este não a cumpra?

Últimos Posts

Quando o fiador fica livre de cumprir a obrigação assumida pelo devedor, caso este não a cumpra?

Quando o fiador fica livre de cumprir a obrigação assumida pelo devedor, caso este não a cumpra?

Extinção da fiança. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; quando o fiador fica livre de cumprir a obrigação assumida pelo devedor, caso este não a cumpra?

Explicação inicial

Primeiramente, é importante explicar que, o fiador é quem garante, através do contrato de fiança, o cumprimento de obrigação assumida por outra pessoa. Nesse sentido, pelo contrato de fiança, uma pessoa garante satisfazer ao credor uma obrigação assumida pelo devedor, caso este não a cumpra. Essa é a ordem do artigo 818, do Código Civil.

Resposta

O fiador fica livre de cumprir a obrigação assumida pelo devedor, caso este não a cumpra, quando: I- sem consentimento seu, o credor conceder moratória ao devedor; II - por fato do credor, for impossível a sub-rogação nos seus direitos e preferências; III - o credor, em pagamento da dívida, aceitar amigavelmente do devedor objeto diverso do que este era obrigado a lhe dar, ainda que depois venha a perdê-lo por evicção. Essa é a ordem do artigo 838, do Código Civil.

Final

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. Além disso, nesse site o leitor ou a leitora encontra textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Tranquilamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui. Para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube Clique aqui.
Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.